terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pit Bull: quem têm sabe o seu valor

A historia dos Pit Bulls teve inicio no século XIX quando criadores na Inglaterra, Irlanda e Escócia começaram experimentos com cruzamentos entre Buldogues e Terriers à procura de um cão que combinasse a esportividade do Terrier com a resistência e atleticidade do Buldogue. O resultado disso foi um cão que reunia em si todas as virtudes dos grandes guerreiros: resistência, coragem indomável e gentileza com os que ama. Os emigrantes levaram estas cruzas de Bulls e Terriers para os Estados Unidos. Os talentos diversos não passaram despercebidos pelos fazendeiros e rancheiros que passaram a usar os peludos como ajudante nas caçadas, nos campos e como cães de companhia de suas famílias.

As características essenciais do American Pit Bull Terrier são a força, a autoconfiança e a alegria de viver. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo, se sai muito bem em eventos performáticos por seu alto grau de inteligência e sua vontade de trabalhar. Pelo fato de a maioria apresentar certo nível de agressividade contra outros cães e por seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente com muito exercício e adestramento desde cedo para que não adquiram vícios que venham a causar um desvio de comportamento. 

O comportamento agressivo com o ser humano não é característico da raça, o pitbull, como qualquer outro cão, desenvolve seu comportamento influenciado pelo ambiente e pelo modo como foi criado . Ao contrario do que muitos pensam o pitbull cuida zelosamente do seu dono e também é um ótimo companheiro de toda a família especialmente das crianças.

"Determinação" é uma de suas mais notáveis características. Qualquer coisa que ele decida fazer, vai fazê-lo com o coração e a alma. Seja para fugir do canil e explorar a vizinhança, destruir aquele seu casaco novo ou tênis quando deixado em casa sozinho, ou até pular em você pra te dar um banho com sua língua!! Eles não desistem facilmente!

A maioria dos Pit Bulls convivem pacificamente entre si e com outros animais, sem nunca se envolver em nenhum incidente sério, mas isso não é uma regra e não podemos garantir que isso nunca acontecerá. Donos de Pits têm que ter bom senso e assegurar nunca colocar seus cães em situações erradas.

Antes de qualquer coisa o Pit Bull é um cachorro, e como todo peludo é um AMIGO!!!

Nenhum comentário: